12 de outubro de 2011

Feliz Dia das Crianças

 

Eu fui menino

Montei carrinho de pau,
Chupei gostosa chupeta,
Tomava gostoso mingau,
Tremia ao ver careta.
Brinquei com bola de gude,
Joguei com bola de meia,
Fiz de tapagem, açude,
Comunguei na hora da ceia.
Joguei bola na rua,
Busquei leite no curral,
Depois tirei leite de vaca
Peguei lenha no quintal.
Frequentei Jardim da Infância,
Obrigação primeira da vida,
E cedo obter sapiência,
Com a eterna mestra Dalila.
O jegue meus encantos,
Prá todo domingo montar,
Andava por todos os cantos
Sem nunca querer parar.
Quantas vezes peguei,
Com ardiloso alçapão
Passarinhos que tanto amei
Pombinha, cardeal e azulão.
Tive bola de couro,
Chamada de capotão,
Papai Noel atendeu,
Uma carta feita à mão.
Armei fojo no carreiro,
Sonhando sempre pegar
Um bicho pequeno e ligeiro,
Esperta e arisca preá.
Batia sino da capela,
Todo sábado à tardezinha,
Dona Nenê tornava ela bela,
E eu cumpria a ladainha.
Também fui sacristão
De Padres jamais esquecidos:
Roque, Geraldo e Benvindo
Todos do povo, queridos.
Ajudava papai na loja
Vendendo pano, chapéu e botão
E em todo dia de feira
Querosene prá lampeão.
O carro de boi que saudade,
Ele em muito marcou,
Cantava minha liberdade,
Chorando o rangido da dor.
Fazendeiro de quintal,
Criava boi de sabugo,
Sem esquecer o cavalo de pau
Pirraçar e correr de maluco.
Saía de linda carreta,
Da casa de D. Bebé
E Pedro na sua mutreta
Vestia de bruxa mulher.
Eu fui menino levado,
Eu fui menino danado,
Eu fui menino amado,
Eu fui menino, afinal.


de Gilberto Brito

0 Comentários: