SEGURANÇA EM EVENTOS
As festas de casamentos estão cada vez mais exclusivas, sofisticadas e repletas de atrativos que inovam e marcam
a comemoração de forma única, afinal, é o grande dia tão sonhado,
esperado e planejado pelo casal. Entre os atrativos estão os shows
pirotécnicos e a tradicional queima de fogos de artifícios, que encantam
e atraem os olhares de todos os convidados. Porém, o casal deve estar
ficar atento! Lindos, coloridos e reluzentes, os artefatos podem ser
causadores de incidentes e acabar com a festa. Os acontecimentos atuais
farão com que a exigência de cuidados por parte das noivas contratantes
de espaços de eventos seja ainda maior e mais acirrada.
“As
atrações não devem ser abolidas das festas, mas os casais devem sempre
ter cuidados relevantes com o local do evento e as precauções precisam
existir tanto em locais fechados quanto em ambientes abertos”, afirma Vera Simão, presidente da ABRAFESTA.
“Alvarás, licenças e outras regras devem ser seguidas para que o evento
seja seguro e todos os presentes aproveitem e guardem ótimas
lembranças”.
Esta também é uma das preocupações contidas no Manual de Boas Práticas,
recém-lançado pela ABRAFESTA. A publicação direcionada para o mercado
de eventos tem um capítulo dedicado aos alertas sobre as exigências que
os Espaços de Eventos devem cumprir.
5.7 Espaços para eventos
• Possuir licença de operação ou autorização de funcionamento (alvará de funcionamento, laudo do Corpo de Bombeiros e Cadam).
•
Manter o espaço em conformidade com a Lei 11.986, de 16/1/96, Lei do
Silêncio Urbano - PSIU, investindo no tratamento acústico.
• Explicitar o número e a distribuição de copas/cozinhas e sanitários para portadores de necessidades especiais.
• Informar prazo para solicitações extras, como pontos de luz.
• Informar existência de estacionamento terceirizado ou do espaço.
Ficar
atento à existência de seguros de trajeto e de pátio, número de
manobristas e suas documentações, legislações específicas e seguro de
objetos em veículos.
•
Comunicar à CET sobre as datas de eventos, quando o espaço possuir
estacionamento/serviço de manobrista próprio e exigir essa comunicação
por parte de empresas contratadas, no caso de terceirizar o serviço.
• Receber a programação de entrada de fornecedores, preferencialmente com 10 dias de antecedência.
• Informar claramente o horário para montagem e desmontagem de eventos e as respectivas penas pelo não cumprimento.
•
Especificar a existência de local para carga e descarga, se possui
portas diferenciadas de acordo com o tamanho e os horários em que devem
ocorrer.
• Explicar o destino e trajeto do lixo proveniente da montagem, desmontagem e do evento em si: se deverá ser levado pelos fornecedores ou não.
• Especificar a existência ou não e a quantidade de lixeiras de grande porte disponíveis no espaço.
• Sugerir uma visita técnica dos fornecedores com 30 dias de antecedência ao evento.
• Possuir câmeras de segurança.
• Informar no contrato que a responsabilidade pelo pagamento do ECAD, se necessário, será do cliente.
FONTE: Manual de Boas Práticas – ABRAFESTA – Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais.
Sobre a ABRAFESTA
Presidida
por Vera Simão, a ABRAFESTA é a primeira Associação dos Profissionais,
Serviços para Casamento e Eventos Sociais. A associação foi criada em
2009 com o objetivo de fortalecer o segmento, melhorar a qualidade dos
serviços prestados e, principalmente, fomentar o crescimento da
atividade. Em São Paulo são mais de mil empresas atuantes em um mercado que cresceu cerca de 400% nos últimos cinco anos. www.abrafesta.com.br
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